Mariah Carey teve música roubada por Tommy Mottola e Jennifer Lopez

Na época, muita gente torceu o nariz. As entrevistas pareciam desconexas, o comportamento, estranho, e as declarações, exageradas demais para serem levadas a sério. Quando Mariah Carey começou a dar sinais de que algo não ia bem, logo veio o rótulo: “surto”, “ataque de nervos”, “loucura”.

Mas e se ela estivesse apenas tentando nos alertar?

No verão de 2001, em meio à produção do filme Glitter e da trilha sonora que o acompanhava, Mariah falava repetidamente que estavam tentando sabotá-la. Que havia algo errado. Que suas músicas corriam risco. Foram palavras que muitos ignoraram ou ridicularizaram.

Até que a verdade começou a aparecer.

Essa semana, em uma revista de rap chamada XXL, Irv Gotti (empresário musical dono da produtora Murder Inc.), admitiu que Tommy lhe pediu para copiar uma música em que Mariah estava trabalhando.

E assim foi feito. Mariah Carey e Ja Rule trabalhavam em uma música chamada “Loverboy” utilizando um sample chamado “Firecracker”. Tommy pediu que a música “I’m Real”, de Jennifer Lopez, fosse feita com o mesmo sample. Ele sabia que ambos os álbuns (tanto o de Carey como o de Lopez) eram projetos da Sony Music mas sabia também que faltavam meses até Carey completar a trilha sonora do seu filme “Glitter” e então haveria tempo de lançar o single de J. Lo antes.

Não bastasse o fato de utilizar o sample no single que se tornou hit de Lopez, Tommy ainda pediu a Ja Rule que fizesse um remix para Jennifer “no mesmo estilo” que estava fazendo com Mariah na faixa “If We” e assim foi feito. Na verdade, foi feito exatamente a mesma coisa. As músicas são idênticas em estilo. Em “If We” da trilha sonora de Glitter, Mariah e Ja Rule interagem falando o tempo todo na música. Já em “I’m Real”, remix que estourou em todas as paradas por ter sido lançada anteriormente, Ja Rule divide a cena com Jennifer Lopez.

Durante a fase de produção de Glitter – o filme, Mariah estava paranóica achando que alguém poderia roubar a música Loverboy, que era adicionada às cenas do filme. A equipe mais tarde ficou sabendo que Tommy assistia insistentemente a fitas com gravações do filme (por ser da da Sony Pictures, que é irmã da Sony Music, Mottola tinha total acesso às filmagens do filme) e logo depois lançou “I’m Real”, que era exatamente igual a “Loverboy”. Nesse ponto viram que Mariah Carey estava com toda a razão.

Com uma música idêntica a sua já lançada, Mariah teve que mudar o sample base de “Loverboy” de modo que não modificasse tanto a música pois a mesma já tinha entrado no filme. Ela optou então pelo sample de Candy e “Loverboy” não teve o sucesso esperado.

Como se não bastasse toda essa confusão, Mariah que já estava cansada de toda essa situação sem fim resolveu apelar a seu advogado Dom Passman para dar um basta na situação. Dom foi até Tommy e disse que se ele não deixasse Mariah sair da gravadora iria divulgar toda essa fraude, principalmente para os outros membros importantes da Sony que não iriam gostar nada de saber que ele estava destruindo um projeto da própria Sony. E assim Carey se viu livre da Sony e pôde finalmente lançar seu álbum Glitter pela gravadora Virgin.

Então esse é o drama todo…Mariah Carey foi roubada duas vezes no mesmo cd a mando de nada mais nada menos do que Tommy Mottola.

Mas ela se levantou, como sempre. Nos arquivos abaixo você encontra Mariah falando sobre esse “roubo” mas sem citar nomes ou nada do tipo. Reparem como em um deles ela diz (em inglês) “Muito obrigada à você e a seu amigo que te ajudou a fazer isso, minha querida. Porque vocês me fizeram um grande favor.”

ÁUDIO 1

ÁUDIO 2

Atendendo ao pedido do lamb Victor que nos mandou o e-mail abaixo, estou colocando aqui na seção de news a tradução do que a Mariah fala nos arquivos de áudio publicados junto com a matéria sobre o roubo de sua música.

“PARABÉNS PELA MATÉRIA SOBRE A MARIAH CAREY EM QUE VCS DIZEM QUE ELA FOI ROUBADA POR O IMBECIL DO TOMY MOTOLA E TRAÍDA POR JAY-Z E PELA JENNIFER LOPEZ EU JÁ ESPERAVA POIS ELA SÓ FAZ SUCESSO ROUBANDO DOS OUTROS, A MATÉRIA ESTAVA BEM REDIGITA E ARGUMENTADA!! SÓ FALATOU VCS TRADUZIREM AS VOZES DA MARIAH CAREY EM QUE ELA COMENTA SOBRE O SUPOSTO ROUBO! COMO SABEREMOS O QUE ELA QUIS DIZER?
POR FAVOR PROVIDENCIEM E ABRAÇOS !!!!!!
VICTOR HUGO…….”

Áudio 1: “Vamos dizer somente que eles me fizeram um favor e eles sabem quem são; então obrigada doçura E seu amigo que fez isso com você. E era só um loop então qualquer coisa podia ter acontecido e eu não preciso discutir sobre isso porque imagina só, eles me fizeram um favor. E eu agradeço aos céus por todas as coisas que eles fazem.”

Áudio 2: Esse é o resultado do roubo mas está tudo bem por que quer saber algo? Assim está muito melhor do que do outro jeito. E eu realmente acredito que as coisas acontecem porque tem que acontecer.