Álbum “Mariah Carey” (1990)

O primeiro álbum de Mariah Carey foi o auto-intitulado “Mariah Carey”, lançado em 12 de Junho de 1990.

Tracklist (faixas) do álbum “Mariah Carey”

  1. Vision of Love
  2. There’s got to be a way
  3. I don’t wanna cry
  4. Someday
  5. Vanishing
  6. All in your mind
  7. Alone in love
  8. You need me
  9. Sent from up above
  10. Prisoner
  11. Love takes time

“Refletindo sobre os eventos e circunstâncias que me trouxeram até aqui, eu me sinto extremamente sortuda por ter completado meu álbum de lançamento nesse estágio da minha vida. Minha memória mais antiga é a de querer ser cantora enquanto assistia minha mãe ensaiar como solista de ópera e enquanto eu crescia música era uma grande parte da minha vida. Sempre tínhamos estilos diferentes de músicas sendo tocado pela casa – minha mãe tocando Billie Holiday, minha irmã mais velha tocando Jackson 5 e Aretha Franklin, ou meu irmão mais velho tocando Stevie Wonder e Jimi Hendrix”

Mariah Carey

Desde o lançamento do primeiro álbum Mariah já se destacava por mais um talento, além da voz, como compositora.

Quanto tinha 16 anos Mariah gravou sua primeira demo e acabou conhecendo Ben Margulies, que acabou sendo seu parceiro de composição pelos próximos anos.

Juntos, eles compuseram 14 músicas, 7 delas entraram para o álbum “Mariah Carey”, após assinatura do álbum com a Columbia. Eles queriam fazer o álbum inteiro juntos, porém a gravadora não permitiu.

A Columbia Records apostou bastante em Mariah, reconheceram que tinham uma mina de ouro em mãos. Por isso, ela trabalhou com excelentes produtores: além do próprio Ben Margulies, foram produtores do álbum Lawrence Rhett, Michael Walden Narada, Ric Wake e Walter Afanasieff, com quem Mariah continuou trabalhando muito ao longo dos próximos anos, com muito sucesso.

Mariah Carey foi rapidamente percebida pelo público e pela crítica como uma excelente novidade para o pop e como uma cantora de habilidades vocais indiscutíveis, dando o pontapé na sua meteórica carreira de sucesso.

Opinião da crítica sobre o álbum “Mariah Carey”

fff

Número de vendas, recordes e premiações

“Mariah Carey” estreiou na parada de álbuns da Billboard, chamada “Billboard 200” na posição #80 e aos poucos foi ganhando posições até o topo (#1), onde permaneceu por 11 semanas.

Com distribuição da Columbia Records, o álbum conquistou 4 músicas (singles) na posição #1: “Vision of Love”, “Love Takes Time”, “Someday” e “I Don’t Wanna Cry”.

Com esse feito, Mariah se tornou a primeira artista desde a banda “The Jackson Five” a emplacar seus primeiros 4 singles lançados na primeira posição.

O álbum foi um grande sucesso de crítica e vendeu mais de 9 milhões de cópias somente nos EUA, o que rendeu à Mariah Carey o certificado de platina 9 vezes, pela Recording Industry Association of America (RIAA).

O álbum “Mariah Carey” já vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo mundo e foi um grande sucesso também no Brasil.

“Vision of Love” foi um dos temas da novela “Rainha da Sucata”, muito famosa na época, e se tornou uma das músicas mais tocadas no Brasil.

Produtores e Parceiros do álbum

O primeiro álbum de Mariah, “Mariah Carey”, envolveu uma variedade de produtores e colaboradores que contribuíram para o som único do álbum. Alguns dos principais produtores e parceiros incluíram:

  1. Ben Margulies: co-escreveu várias músicas com Mariah, incluindo “Vision of Love” e “Someday”.
  2. Rhett Lawrence: trabalhou em faixas como “Love Takes Time” e “Prisoner”.
  3. Walter Afanassief: trabalhou na produção de “Love Takes Time”, que foi escrita por Mariah e Ben Margulies.
  4. Narada Michael Walden: Produziu e co-escreveu músicas como “You Need Me” e “Sent from Up Above”.
  5. Ric Wake: trabalhou em faixas como “Vanishing” e “All in Your Mind”.
  6. Jellybean Benitez: produziu “You Need Me” e foi conhecido por suas contribuições na cena de música dance.

Essas colaborações foram cruciais para a criação do som do álbum e ajudaram a lançar a carreira de Mariah Carey como uma das artistas mais talentosas e bem-sucedidas da indústria musical.